Câmara do Embu homenageou mulheres em sessão solene

Por Folha de Embu | 31/03/2009

A Câmara Municipal de Embu recebeu centenas de mulheres em sessão especial realizada no dia 11 de março, às 19h, em homenagem ao Mês Internacional da Mulher. As mulheres da periferia, com as suas histórias, lutas e conquistas foram o centro do evento que serviu para marcar a passagem do mês da Mulher e ao mesmo tempo promover a valorização das mulheres que mesmo anônimas se destaques na comunidade onde vivem e sobrevivem. A história e a riqueza dessas mulheres do povo deu um tom especial ao evento.

As vereadoras Ná (PT) e Dra. Bete (PDT) coordenaram a solenidade, que teve uma exposição fotográfica sobre as trabalhadoras do Poder Legislativo e uma exposição de moda ecologicamente correta produzida pela estilista Joana Pinheiro.

“Nossa idéia era prestigiar as mulheres sofridas da periferia. Mostrar que elas também têm histórias bonitas que merecem ser contadas e valorizadas”, revela a vereadora Na, acrescentando que as mulheres presentes se sentiram valorizadas e privilegiadas por poder compartilhar a sua história e serem aplaudidas pelas pessoas presentes.

Já a vereadora Dra. Bete ressaltou que todas as mulheres presentes venceram obstáculos ao longo de suas vidas para conseguir chegar onde estão. Ela destacou a capacidade de superação e a determinação dessas mulheres.

No início da solenidade, o presidente da Câmara, vereador Professor Silvino convidou a todos e todas para descerrarem placa comemorativa e a nova fachada da Câmara, cujo prédio passa a chamar-se se “Casa Legislativa Maria Antonieta Martins de Almeida”, em homenagem à primeira vereadora da história de Embu (segunda Legislatura, entre 1964 e 1968).

Maria Antonieta foi também uma grande educadora, tendo sido a principal responsável pela alfabetização de crianças da colônia japonesa de Embu no período pós-guerra (depois da Segunda Guerra Mundial os japoneses foram proibidos de usar seu idioma nativo no território brasileiro). O Decreto Legislativo em homenagem à vereadora foi uma iniciativa da então presidenta da Câmara, Maria das Graças de Souza (PT), em 2006, mas ainda não tinha sido colocado em prática. Na entrada principal da Câmara, do lado externo, agora consta o nome de Maria Antonieta Martins de Almeida.

Em seguida, Professor Silvino passou a presidência dos trabalhos à vereadora Dra. Bete e a secretaria à vereadora Ná, que comandaram a sessão especial sob o tema: “Vencendo Barreiras: Homenagem a Mulheres de Destaque de Embu”. A nova prefeita de Juquitiba, Profª Cida Maschio (PDT) falou de sua experiência na política e as barreiras que enfrentou para chegar ao comando da cidade vizinha, enquanto que a advogada Dra. Vânia Egle Rayol Lopes falou sobre os desafios da aplicação da Lei Maria da Penha, que pune homens que agridem mulheres no ambiente doméstico e nas relações de gênero.

Encerrando o evento, o prefeito Chico Brito homenageou a todas as mulheres presentes, elogiou a iniciativa das vereadoras Ná e Dra. Bete, e disse que “ninguém nasce desigual, a desigualdade é uma construção social. Então, esta não é apenas uma luta das mulheres. Nossa luta deve ser cotidiana para que haja igualdade para as mulheres, os idosos, as crianças, os jovens, os deficientes, os que têm diferentes religiões”, concluiu.

As mulheres homenageadas

- Cida Prado, ex-presidenta do PTB (Homenageada pelo vereador Júlio Campanha)
- Ana Neuma, servidora da Câmara Municipal (Homenageda pela vereadora Dra. Bete)
- Carmelita Pessoa de Carvalho (Homenageada pelo Vereador Luiz do Depósito)
- Delfina Ribeiro Marchetti, primeira funcionária pública de Embu (Homenageada pelo Vereador Milton do Rancho)
- Maria José Lopes (Homenageada da Vereadora Ná)
- Dra. Floralice do Carmo Nunes da Silva, Delegada da Mulher (Homenageada pelo Vereador Arthur Almeida)
- Maria das Neves Leite (Homenageada pelo vereador João Leite)
- Joana Pinheiro, desenhista e estilista de moda (Homenageada da Vereadora Dra. Bete)
- Tereza Ruas Amorim, líder comunitária (Homenageada da Vereadora Ná)
- Shirley Cardoso de Souza (Homenageada do Vereador Didi)
- Cassiana Francisca Mariana (Homenageada pelo Vereador João Leite)
- Luciana Costa, Policial Militar (Homenageada pelo Vereador Silvino)
- Terezinha Campos Almeida, Presidente da ACISE (Homenageada pelo vereador Milton Arenzon)
- Aparecida Eliana Mota, deficiente visual (Homenageada pelo vereador Carlos Pires)
- Cida Maschio, Prefeita de Juquitiba (Homenageada pelo Prefeito Chico Brito)
- Dra. Vânia Egle Rayol, Advogada (Homenageada pelo vice-prefeito Natinha)
- Maria de Lourdes (Esposa do Vereador Didi, que a homenageou)
- Cláudia Raquel de Andrade(Esposa do Vereador Silvino, que a homenageou)
- Juliana Rocha Lemos Arenzon (Esposa do Vereador Milton Arenzon, que a homenageou)
- Maria Aparecida de Moraes (Esposa do Vereador Arthur Almeida, que a homenageou)
- Maria Rosineide (Esposa do Vereador Carlos Pires, que a homenageou)
- Maria José Pereira Leite (Esposa do Vereador João Leite, que a homenageou)
- Marli Regina Batista Dias (Esposa do Vereador Luiz Carlos Calderoni, que a homenageou)
- Vereadora Ná (Homenageada pelo prefeito Chico Brito)
- Vereadora Dra. Bete (Homenageada pelo Vice-Prefeito Natinha)

Comentários