Embu tem história, arte e cultura ao vivo nas ruas desde 1931

Por Folha de Embu | 1/03/2017

Feira de Embu das Artes completa 48 anos e consagra vocação artística da cidade

Há 48 anos as ruas do Centro Histórico de Embu das Artes são ocupadas por artistas e artesãos que expõem e vendem seus produtos. Nos fins de semana e feriados, o Largo 21 de Abril é embelezado pelas pinturas de diversos artistas. Outros artistas e artesãos expõem nas tendas espalhadas pelas ruas, enquanto galerias e lojas permanecem abertas.

A Feira de Embu das Artes foi criada em 31 de janeiro de 1969, quando artesãos da cidade, conduzidos por Assis de Embu, artistas e artesãos que já expunham na Praça da República, em São Paulo, começaram a expor e vender suas obras no Largo dos Jesuítas, em frente ao Museu de Arte Sacra.

No decorrer dessas mais de quatro décadas, a Feira revelou talentos e contribuiu para solidificar a tendência cultural e artística iniciada com os primeiros artistas que aportaram na cidade, como, na década 1920, Cássio M’Boy e na de 1950, Tadakiyo Sakai.

Nos anos 1970, artistas dos mais variados estilos, muitos ligados ao movimento hippie, se reuniam no Largo 21 de Abril para produzir e vender arte. A Feira hoje conta com mais de 460 expositores e até um Centro de Atendimento ao Expositor (Caex), inaugurado em 2009, no Dia do Artesão (18/3), em que o governo municipal também lançou o selo comemorativo do artesão para ser usado nas embalagens.

Passear por Embu no fim de semana é um programa que pode ir além da arte e do artesanato, tanto de pequenos objetos quanto de móveis comercializados nas lojas da avenida Elias Yazbek. A cidade dispõe de bons hotéis, restaurantes, choperia e bares aconchegantes.

O Parque do Lago Francisco Rizzo, equipado com academia pública, pista para caminhada, lago com carpas, tartaruga e aves.

Comentários