Empresa fatura e cidade fica no prejuizo

Por Folha de Embu | 11/05/2017

Embu Country Fest fatura com shows e não dá contrapartida para a cidade

Mesmo reclamando e muito da crise financeira a prefeitura de Embu das Artes vai ceder uma área ao lado do Parque do Rizzo para a realização do evento Embu Country Fest que será o maior já realizado na cidade.

A festa terá a participação do cantor Wesley Safadão, um dos mais requisitados no momento. Mas a empresa que fará a festa e deve arrecadar muito pelo visto vai deixar nada ou muito pouco para a cidade que amarga efeitos da crise e de elevada dívida do governo anterior.

No dia 20 de março o prefeito Ney Santos assinou o decreto cedendo a área do Estacionamento do Parque Lago Francisco Rizzo para a realização do Embu Country Fest. A festa vai acontecer durante cinco dias e os ingressos de pista e camarotes já estão à venda.

Muito divulgada por funcionários da prefeitura, contando até mesmo com integrantes do alto escalão do governo fazendo vendas de camarotes nas suas páginas pessoais no Facebook, a festa não apresenta nenhuma contrapartida ao poder público e como noticiou recentemente um jornalista da região, na prática, o embuense que for ao evento vai pagar duas vezes.

A organização do evento estima que o Embu Country Fest vai receber cerca de 12 mil pessoas por noite, que deve gerar – numa estimativa com base nos valores de ingressos a venda – quase meio milhão de reais por noite.

Durante a festa a Prefeitura vai arcar com os custos do aumento do efetivo da GCM e até mesmo dos plantões médicos nos dias de shows.

Subsecretário de Comunicação não responde sobre rodeio e ataca jornalista

O subsecretário de Comunicação do prefeito Ney Santos (PRB), Renato Oliveira, atacou na quarta-feira, 19, o jornalista Allan dos Reis, repórter do site “Taboão em Foco”, e atraiu repulsa maciça de jornalistas e leitores que defendem a liberdade de informação. Após Allan publicar reportagem sobre a realização de um rodeio em área pública sem compensação à prefeitura, o auxiliar do secretário Jones Donizette, chamou o jornalista de “mentiroso” e o jornal de “Fake News”.

A reportagem escrita e publicada por Allan dos Reis na quarta-feira apontou que mesmo com a crise financeira da prefeitura, resultando na falta de agulhas e seringas nos hospitais, Ney cedeu área do Parque Francisco Rizzo para a realização do Embu Country Fest sem nenhum benefício ao poder público. Allan disse que solicitou por uma semana explicações, mas o governo não respondeu.

Após a publicação da reportagem, Renato postou no Facebook: “Jornalista Allan Mentiroso!”; “Matéria falsa, mentirosa!”. Alguns companheiros do subsecretário replicaram a publicação. Renato, o segundo no comando da pasta, não respondeu às perguntas de Allan oficialmente.

Jornalistas de todos os jornais da região condenaram a atitude de Renato Oliveira. “Tem sido recorrentes seus ataques, cada vez mais sem propósito aos profissionais da nossa área, no exercício digno de sua atividade profissional. Sua atitude fere todo jornalista de verdade. O senhor agride, denigre, ataca, difama e não cumpre seu papel como funcionário público da prefeitura de Embu das Artes”, disse no Facebook a jornalista Sandra Pereira, repórter e proprietária do “Jornal Na Net”.

A leitora Ana Isidoro reprovou o ataque ao site. “Lamentável que a imprensa seja tratada dessa forma, pois as pessoas merecem saber onde vai seu dinheiro, seus impostos e isso só conseguimos através de notícias que só vocês podem nos informar”, disse. O leitor Donisete Manja frisou que “não é a primeira vez que esse tal de Renato insulta munícipes e fica por isso mesmo”. Em março, Renato chamou uma moradora de “petralha chata da porra”. Jones achou graça.

Leitores lembraram que Renato integra o grupo de direita MBL e é seguidor do deputado federal Jair Bolsonaro (PP), acusado de racismo, homofobia e misoginia.

O “Taboão em Foco” pronunciou-se sobre a postura do subsecretário lamentando o ataque e reforçou que solicitou “por uma semana explicações via assessoria de imprensa”.

O site informou que “o ponto positivo nesta irresponsabilidade foi que tanto o prefeito Ney Santos quanto o secretário de Comunicação Jones Donizette ligaram ao repórter e deixaram claro que a atitude infantil do subsecretário merece repúdio”. Jones disse, em nota, que “repudia veementemente os ataques ao jornalista” e afirma que “posicionamentos pessoais de funcionários” não expressam o pensamento da prefeitura “enquanto instituição”. Não há informação sobre punição ao subsecretário.

Comentários